.

A quem interessar possa

sexta-feira, maio 21, 2010

Assessoria de RH existe?

Me chamam ao fim do dia para uma entrevista numa assessoria de RH na manhã do dia seguinte. Me atendem com mais de uma hora de atraso esperando numa sala lotada e oferecem um serviço que custará R$1000,00 + metade do meu primeiro contracheque no emprego que encontrarem. Dá pra levar isso a sério?

Existe a menor chance de isso não ser picaretagem? Do jeito que eles enchem a tua bola durante a apresentação dá a impressão de que só 10% do salário que eles vão te arranjar já deixaria eles no lucro.

__

Atualizando:

Na "entrevista", disse que não fecharia nenhum contrato sem dar uma lida na proposta calmamente em casa sem eles por perto. Na hora eles já agiram como se eu estivesse dizendo não e disseram que iam enviar a proposta por e-mail. Até agora a proposta não chegou, não consigo imaginar por quê.

Até chegar em casa, pesquisar o nome da empresa e encontrar várias denúncias apontando o pacote de serviços como golpe eu apenas pensava que era um serviço caro demais (por estes valores eu poderia fazer um curso e certificação CCNP, por exemplo).

Agora eu estou quase totalmente convencido de que é furada, embora não consiga acreditar que uma empresa consiga se safar com isso por tanto tempo. A lição é:
  • Não saia de casa para uma entrevista sem que te dêem detalhes sobre alguma vaga específica e a empresa que esteja contratando.
  • Não assine nenhum contrato sem ler a proposta com calma (longe dos vendedores, preferencialmente).
  • Dê uma olhada no site da empresa de RH e do contratante antes de qualquer encontro presencial (Essa é meio óbvia até...). Fui chamado por uma outra empresa ontem mesmo que me apontou este site bizarro. Essa eu tenho certeza de que não vale nada. Não se deixe impressionar por qualquer certificado "Prêmio Top of Quality" pregado na parede. Empresas realmente boas não precisam disso.
  • Melhor ainda que ver o site da empresa é pesquisar o nome no google (dâaa...). Se eu tivesse feito isso antes de ir à entrevista eu teria poupado meu tempo. Mas aí também não teria assunto para escrever no blog.
Ainda assim, a empresa que me chamou antes tem um site bem feito, cheio de artigos com dicas interessantes sobre recolocação, e eu fui atendido por um profissional que inspirava confiança e parecia entender mesmo do assunto. Parece que eles tomaram o cuidado de não fazer nada que seja de fato ilegal, portanto mesmo com fortes suspeitas eu estaria cometendo calúnia ou difamação apontando-os como picaretas e portanto vou deixar o nome deles pra lá.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial