.

A quem interessar possa

sexta-feira, outubro 08, 2010

Uma força para quem quer renovar o passaporte

Vou aproveitar o trabalho que tive para fazer um pouco de utilidade pública.

Se você está solicitando um novo passaporte provavelmente vai se atrapalhar na hora de informar sua situação militar. Isto porque documentos militares são cheios de siglas que ninguém de fora do meio consegue decifrar sem uma boa pesquisa. Eis o que descobri e deixo aqui para consulta posterior.

Do Registro de Alistamento Militar

Art. 47. O RA consiste no conjunto de 12 (doze) algarismos, sendo único para cada alistado.

Parágrafo único. Os 12 (doze) algarismos utilizados na constituição do RA são divididos por grupos, da esquerda para a direita, com o seguinte significado:

I - 1° e 2° algarismos - indicativo numérico que representa a CSM;
II - 3°, 4° e 5° algarismos - indicativo numérico que representa a JSM;
III - 6°, 7°, 8°, 9°, 10° e 11° algarismos - representam o número seqüencial do alistamento, que varia, por JSM, de 000001 a 999999; e
IV - 12° algarismo - dígito verificador, gerado automaticamente pelo Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar.


Então seu RA (Registro de Alistamento) indica a sua CSM (Circunscrição de Serviço Militar), sua JSM (Junta de Serviço Militar) e o seu número de alistamento.

Aparentemente (segundo comentários aqui e ali), os primeiros cinco dígitos (CSM + JSM) indicam a série; os seis seguintes, o "número". A unidade militar é a sua CSM (estranho precisar informar a CSM duas vezes...).
E mais rumores sugerem que o Certificado de Dispensa de Incorporação é um documento de "3ª categoria". Não me pergunte por que, só sinto pena de quem serviu e ainda por cima tem que descobrir a qual das outras duas categorias pertence. Um artigo na wikipedia brasileira ajuda um pouco, mas não informa fontes.
Esqueça o número impresso no espaço onde colaram a sua foto 3x4 (eu consigo ler o meu olhando o documento contra a luz), parece que ele não quer dizer nada e por isso está escondido.

Ah, os enigmas da burocracia brasileira...

Marcadores: , ,