.

A quem interessar possa

terça-feira, fevereiro 21, 2012

Tomighty no Ubuntu

Em 2010 eu fui apresentado ao método pomodoro de gerenciamento de tempo. Não posso dizer que funciona perfeitamente, mas ajuda. No entanto é necessário ter um bom timer ao lado, e é preferível tê-lo no computador a carregá-lo para todo lado.

No meu antigo computador eu usava o Pomodairo, implementado em Adobe Air, mas agora que uso linux fiquei desfalcado desta opção. Para a minha felicidade, descobri o tomighty, versão implementada em Java que pode ser rodada em qualquer sistema.

Infelizmente, o aplicativo tem que ser instalado à mão e as instruções no próprio site são insatisfatórias. Logo, vou guardar aqui a cola extremamente detalhada (quem é safo não precisa ler tudo) para este tipo de situação (ubuntu 10.10, se você usar uma versão posterior com a porcaria do Unity é outro procedimento).
  1. baixe o arquivo tomighty-VERSÃO.java.jar
  2. salve-o em uma pasta /home/USUÁRIO/Java/tomighty
  3. crie nesta mesma pasta um arquivo simples de texto contendo:
  4. #!/bin/bash
    #launch tomighty
    java -jar Java/tomighty/tomighty-VERSÃO.jar $
  5. Salve o arquivo com o nome tomighty, sem terminação nenhuma, clique com o botão direito no arquivo e depois em permissões, selecione a caixa para torná-lo executável.
  6. clique com o botão direito em applications>edit menu>accessories>new item
  7. vai abrir a tela do launcher, onde você escolhe um nome e, no campo command, inclui o endereço do arquivo executável que você criou. Para o thumbnail do atalho você escolhe uma das imagens dentro do próprio arquivo .jar que você selecionou.
Pronto, agora basta selecionar o atalho em aplications>accessories. Também pode colocá-lo para abrir toda vez que iniciar o PC, indo em System>Preferences>Startup Applications. Sim, é irônico perder tanto tempo apenas para instalar uma simples ferramenta de produtividade, mas parece que a maior parte de usuários de linux acha mais confortável fazer tudo pela linha de comando. Se você quiser se dedicar a tornar-se uma daquelas criaturas, sugiro o site linuxcommand.org/ , sem ele eu não teria conseguido fazer esta tarefa tão simples.

2 Comentários:

Às terça-feira, 21 fevereiro, 2012 , Blogger Junior disse...

Olá Mauro,

Se você quiser, posso colocar no site do Tomighty essas instruções que você fez para Linux, só teria que traduzir pro inglês. Na verdade, o ideal mesmo seria criar um pacote deb e jogar no launchpad, mas eu levaria anos pra fazer isso direito, nunca fiz um pacote deb antes. Se você quiser pode montar o pacote também.

 
Às terça-feira, 21 fevereiro, 2012 , Blogger Mauro disse...

Oi Junior,
Pode copiar a vontade. Quanto ao pacote deb, longe de mim exigir de você mais trabalho do que você já fez. :)
Obrigado pelo programa e boa sorte nos próximos!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial