.

A quem interessar possa

sábado, abril 21, 2012

Ruas do Alecrim

Como todo homem metido a faz-tudo vivendo em Natal, tomei gosto pelo bairro do Alecrim. É onde ficam os equivalentes à Uruguaiana, Rua da Alfândega e Senhor dos Passos no Rio de Janeiro. O problema com este bairro, além da dificuldade em se estacionar e do trânsito caótico de qualquer cidade, é que o povo insiste em chamar as ruas pelos seus antigos nomes, pré-1929!

Claro que a culpa não é apenas do povo. A história resumida é a seguinte (fonte): antes de 1929 as ruas e avenidas daquele bairro eram convenientemente numeradas sequencialmente, o que era prático mas não dava Ibope para ninguém. O prefeito da época, afeito mais às tradições que à praticidade, resolveu dar nomes às ruas para homenagear governantes anteriores do Estado. Se você nunca ouviu falar em um Presidente Quaresma, não se preocupe: presidente era o título dado antes da República ao cargo equivalente ao do governador de hoje. O povo de Natal, também afeito às tradições, decidiu ignorar os novos nomes.

Talvez graças à boa memória e à preguiça, esta numeração misteriosa, que não está escrita em uma placa ou mapa sequer (imagine então em um GPS...), sobrevive na cabeça do povo até hoje. O Natalense típico não tem a menor ideia dos nomes atuais destas ruas, que estão escritos em placas espalhadas por todo o bairro. Sei por experiência própria, porque o povo aqui é muito amigável e se empenha ao máximo para ajudar a quem pede informação na rua, mas nada de lembrar o nome da rua.

Para facilitar a vida do povo alfabetizado que veio de outras cidades para morar em Natal, vou disponibilizar a tabela abaixo relacionando nomes e números para uso futuro. Se pudesse trocaria logo os nomes no meu GPS, mas este é o menor dos problemas de quem usa (ou tenta usar) GPS em Natal.

Obs: Para aumentar o número de homenageados, a Avenida 12 foi dividida entre Mário Negócio (a oeste da Presidente Bandeira, ops Avenida 2) e Amaro Barreto (a leste).




Alecrim
Avenidas Ruas
1 Presidente Quaresma 6 Canidés
2 Presidente Bandeira 7 Caicós
3 Presidente José Bento 8 Pajeús
4 Presidente Sarmento 9 Cel Estevam
5 Presidente Leão Veloso 10 Paianazes
12 Amaro Barreto Mário Negócio

Marcadores: